Programa STEM TechCamp Brasil na USP: Inovação em Educação

 

A Embaixada dos EUA no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), do Grupo +Unidos e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), convidam

 

Professores(as) com experiência como formador(a) de professores e/ou elaborador(a) de currículo, que tenham conhecimento, potencial e liderança para articular e aprimorar ações voltadas à aprendizagem ativa em sua rede, a participar da segunda edição do STEM TechCamp BRASIL 2019.

 

PÚBLICO ALVO: Professores do Ensino Fundamental II ou Ensino Médio, de escolas públicas de redes estaduais, que são líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática

PERÍODO: A formação terá a duração de 12 meses (jan-dez/2019), sendo previsto encontro presencial de 11 a 15/fevereiro/2019, na USP, em São Paulo/SP

VAGAS LIMITADAS: 1 vaga para professor por estado do Brasil

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: as inscrições foram prorrogadas até 12/11, segundo a organização do programa

LINK PARA A INSCRIÇÃO DE PROFESSORES:  https://febrace.org.br/stemtechcampbrasil/2019/forms/stemtc19prof.html

 

O STEM TechCamp BRASIL tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e Professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (CTEM, em inglês STEM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa nas redes públicas de educação básica do Brasil.

Serão realizadas atividades de sensibilização e formação para desenvolvimento de planejamento estratégico para políticas e ações voltadas a fomentar a aprendizagem ativa de STEM (incluindo o estímulo à cultura de aprendizagem criativa - Maker, abordagens investigativas e interdisciplinares, iniciação à pesquisa científica e tecnológica e empreendedorismo) nas escolas públicas. Estão planejadas:

  • atividades com a equipe do TechCamp de Washington - EUA,
  • palestras com líderes educacionais e de empreendedorismo,
  • discussões em grupo,
  • construções coletivas e dinâmicas utilizando técnicas de Design Thinking,
  • elaboração da primeira versão de suas respectivas propostas de Planejamentos Estratégicos, para implementação em suas comunidades escolares.

  

O professor selecionado pela organização da formação, terá os custos de passagem aérea, deslocamento terrestre, hospedagem e alimentação arcados pela organização do Programa STEM TechCamp BRASIL.

Para a inscrição do professor, a carta de recomendação pode ser emitida e assinada pela Secretaria de Educação do Estado ou Diretoria Regional de Ensino ou Direção da Escola em que o professor atua. O conteúdo da carta deve destacar experiência(s) anterior(es) envolvendo práticas de aprendizagem ativa de STEM desenvolvidos pelo(a) professor(a) em escola(a) pública(s). Estas práticas podem envolver: estímulo à cultura de aprendizagem criativa - Maker ou abordagens investigativas e interdisciplinares ou iniciação à pesquisa científica e tecnológica ou empreendedorismo ou mais de uma das anteriores. Deve ser destacada também a importância para a Escola e para os alunos envolvidos na aplicação destas práticas pelo(a) professor(a) e se ele as fez individualmente ou com outros professores da Escola.

 

Para mais informações acesse:  https://febrace.org.br/stemtechcampbrasil/2019/index.html

 

Conheça os Cursos Oferecidos pela Escola de Formação

 

Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores

Avenida Amazonas, 5855 - Gameleira

31 - 3379-8289