Biblioteca Bartolomeu Campos de Queirós

A Biblioteca possui acervo com aproximadamente 40.000 (quarenta mil) volumes, entre os quais se destacam obras de relevante valor histórico, publicações da Secretaria de Estado de Educação e documentos primários de valor educacional, cultural, histórico e social. Além desse acervo, encontram-se sob sua guarda, a videoteca composta por 3.000 (três mil) vídeos em VHS e 400 (quatrocentas) fitas no formato K7. Predominam, nos vídeos, conteúdos didático-pedagógicos, produzidos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e nas fitas K7, depoimentos de profissionais que participaram da história da educação, dentre eles: Miguel Arroyo e Moacyr Gadotti. Encontram-se ainda, sob sua guarda, acervos de bibliotecas particulares doadas por familiares de educadores, dentre eles: Alda Lodi (Escola de Aperfeiçoamento), Ana Maria Casasanta Peixoto (Museu da Escola), Tabajara Pedroso e Antonieta Bianchi.  Destacam-se, ainda, documentações do Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar (PABAEE); e das obras pertencentes à primeira Biblioteca do município, doadas pela Comissão Construtora da Capital Aarão Reis. A Biblioteca é, portanto, local de pesquisa e formação continuada de seus usuários, entre eles estudantes da Educação Básica e Ensino Superior, bem como, público em geral.

ArrowArrow