Museu da Escola Professora Ana Maria Casasanta Peixoto

O Museu da Escola nasce em 1994, com o nome de Centro de Memória da Educação, na Praça da Liberdade no prédio da antiga Secretaria de Estado da Educação, imóvel remanescente do período da construção de Belo Horizonte. Em outubro de 2005, foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico e desde 2012, encontra-se no campus da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores. Neste espaço, recebeu o nome atual em homenagem à sua idealizadora e pesquisadora da história da educação mineira. Seu acervo conta com mobiliário, jogos educativos, cartilhas, mapoteca, fotografias, documentos textuais e depoimentos orais dos educadores que fazem parte da história da educação mineira. Sua finalidade, além da preservação dos objetos e registros escolares, é a reconstrução da memória pedagógica da educação escolar no Estado de Minas Gerais. O ambiente estimula a realização de estudos e pesquisas no campo da história da educação, apresentando-se como um instrumento para a formação de alunos e educadores. Por meio de visitas mediadas, recebe público da Educação Básica e do Ensino Superior, bem como visitantes espontâneos. Acreditamos que a consciência para a preservação da memória histórica é referencial para nossa identidade e colabora para a construção da cidadania.

As visitas são gratuitas mas devem ser previamente agendadas!

Horário de visitas: de segunda a sexta, de 09 às 11h e de 14 às 16h.

ArrowArrow