O conteúdo do curso destaca a importância de se trabalhar o tema contemporâneo transversal Educação Fiscal, conforme preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A abordagem dessa temática em sala de aula não está atrelada exclusivamente a um componente curricular ou a uma área de conhecimento, mas perpassa a todos, de forma transversal e integradora.
Os conhecimentos de Educação Fiscal promovem a formação cidadã, fortalecendo a democracia e o poder de transformação da sociedade, sendo, portanto, um caminho para a diminuição da desigualdade, da miséria, da fome, e de outras adversidades.
Salienta-se a importância de se trabalhar a Educação Fiscal na formação geral básica do estudante desde a escola infantil até o ensino médio, como instrumento fundamental para que professores, estudantes, comunidade escolar e sociedade reconheçam uma educação comprometida com a construção de cidadãos conscientes em relação aos seus direitos e deveres.
A Superintendente de Políticas Pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), Rosely Lima, pontua: “A abordagem de temas contemporâneos como a Educação Fiscal, trabalhada de forma transversal e integradora dentro do Itinerário Formativo do Ensino Médio, contribui com uma formação para o exercício da cidadania plena. Dessa forma, a formação continuada dos professores, por meio da Trilha de Educação Fiscal, torna-se imprescindível para uma abordagem mais assertiva nas discussões e reflexões que serão geradas em sala de aula contribuindo, assim, para a conscientização e formação integral dos estudantes”.
Ressalta-se que a Educação Fiscal é uma eletiva que compõe o Itinerário Formativo do Ensino Médio. O tema é trabalhado dentro das habilidades e competências estabelecidos também no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), sendo abordado por meio de projetos interdisciplinares nas escolas e adaptado de acordo com a realidade e as necessidades de cada região. O catálogo de eletivas atende aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio.
Vale destacar, ainda, que a Secretaria de Estado da Fazenda, por meio do Programa de Educação Fiscal Estadual (PROEFE), oferece o curso a profissionais da rede de educação e demais segmentos da sociedade. Para mais detalhes do PROEFE, acesse http://www.fazenda.mg.gov.br/cidadaos/educacao_fiscal/.
Neste curso você terá a oportunidade de aprender sobre a Educação Fiscal na Relação Estado-Sociedade por meio da abordagem de temas relativos à organização da vida em sociedade e suas implicações na garantia do estado democrático de direito e da cidadania, fazendo com que o estudante se perceba como agente transformador da sociedade. Assim busca-se o entendimento da estrutura e do funcionamento do Estado através de uma análise histórica e a compreensão da importância da participação do indivíduo na vida do Estado e da Sociedade, através da reflexão sobre a inter-relação entre deveres e direitos de cidadão. Além disso, o curso trata da Educação Fiscal e a aplicação do tema na prática de sala de aula, analisando-se a correlação com o currículo conforme BNCC e Currículo Referência de Minas Gerais
“Você é nosso convidado! Venha participar, compartilhando seus saberes e fazeres."
Estrutura do Curso: Este curso tem carga horária de 20 horas online no ambiente virtual de aprendizagem.
Certificação: Para ter direito ao certificado o cursista deve ter aproveitamento igual ou superior a 70% no total do curso. O próprio cursista emite o certificado pela plataforma online na unidade "Avaliação e Certificação".
Público Alvo: Professores(as), especialistas, analistas educacionais, gestores das escolas, profissionais das superintendências e demais segmentos da sociedade.
TURMA 01/2025
Período de Inscrição: 21/03/2025 a 21/04/2025
Período do curso: 22/04/2025 a 22/05/2025
Modalidade: Ead e gratuito.
Oferta: 5000 vagas
Clique em Inscreva-se para seu acesso ao Formulário de Inscrição ou acesse o mesmo pelo Qrcode abaixo.