Formação online para professores oferece ferramentas para lidar com os desafios da volta às aulas presenciais e melhorar aprendizagem dos jovens
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores (EFP), em articulação com o CONSED e a Plataforma Digital Vivescer, apresenta uma proposta formativa 100% voltada para o desenvolvimento dos profissionais da rede estadual de ensino.
O curso gratuito: Acolhimento e Bem-estar na Sala de Aula, lançado pela Vivescer, uma iniciativa do Instituto Península, em parceria com o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), tem como objetivo combater os índices elevados de ansiedade, estresse e sintomas de depressão entre jovens, apontados por pesquisas nacionais e internacionais.
Entre as ferramentas apresentadas no curso estão os diários de aprendizagem, as rodas de conversa e o feedback construtivo. Essas práticas podem ser aplicadas por professores de todas as disciplinas.
A iniciativa promove a cultura de acolhimento, termo popular no meio da educação, mas que muitas vezes fica apenas no campo da teoria. “A iniciativa promove a cultura de acolhimento, termo popular no meio da educação, mas que muitas vezes fica apenas no campo da teoria. "O curso apresenta ao professor práticas de acolhimento relacionadas ao campo pedagógico, e não da psicologia. São atividades que podem ser feitas na sala de aula e colaboram com o clima escolar e o aprendizado dos alunos", comenta Daniela Kimi, diretora do Instituto Península.
O curso tem carga horária de 40h, possui certificação do Instituto Singularidades e todo o material disponível vai ao encontro das diretrizes da BNCC e do Novo Ensino Médio.
As inscrições estão disponíveis, gratuitamente, no site:
https://vivescer.org.br/sobre-as-jornadas/acolhimento-e-bem-estar-na-sala-de-aula/
Saiba mais: