O papel do Coordenador Pedagógico

 


Coordenar é caminhar junto. Nesse sentido, o coordenador pedagógico desempenha um papel fundamental nas instituições escolares, considerando que sua gestão impacta no resultado de toda sua equipe.


O cargo de Especialista da Educação Básica (EEB) é central na estrutura escolar, uma vez que a função primordial do Supervisor Pedagógico e do Orientador Educacional, juntamente com a Direção Escolar, é liderar o processo pedagógico nas unidades de ensino. Assim, espera-se que o Especialista atue na coordenação pedagógica promovendo ações voltadas às necessidades formativas dos professores, corresponsabilizando-se pela gestão das aprendizagens dos estudantes, articulando as diferentes relações inerentes do cotidiano escolar (família, comunidade, entre outros) e auxiliando docentes e discentes para o êxito dos processos de ensino e de aprendizagem. 

Nessa perspectiva, destacamos algumas das principais ações do Coordenador Pedagógico/EEB no contexto escolar:

  • Acompanhar o processo de avaliação da aprendizagem, tomando-a enquanto diagnóstico e articulando-se com os atores envolvidos, visando identificar a solução para as demandas encontradas, devendo ser capaz de ler, observar e congregar as necessidades dos que atuam na escola.  As propostas devem ser construídas, discutidas e implementadas por todos os envolvidos. Cabe ao Coordenador Pedagógico articular e motivar a adesão e o compromisso do grupo para com o processo de avaliação que tem por finalidade diagnosticar e promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem.
  • Resgatar o trabalho coletivo, considerando as experiências, os interesses e o modo de trabalhar do professor, bem como criar condições para questionar sua prática e disponibilizar recursos para modificá-la. Cabe ao Coordenador Pedagógico mediar a dimensão coletiva do trabalho educativo. 
  • Manter o foco nos aspectos da realidade escolar buscando relacionar teoria e prática, acompanhar a ação docente privilegiando a reflexão crítica da prática do professor, estimulando-o para a mudança, se necessário. Cabe ao Coordenador Pedagógico intervir e direcionar o grupo, visando a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.
  • Criar condições para que o professor descubra a melhor forma de ajudar o estudante a aprender. Cabe ao Coordenador Pedagógico avaliar, ou seja, realizar uma contínua análise da prática pedagógica, na busca de esclarecimento e compreensão, reflexão e solução para os problemas, como forma de obter a qualidade do processo educativo.

Portanto, o papel do Coordenador Pedagógico como parceiro do professor e da equipe escolar é levar o grupo a refletir sobre a proposta pedagógica desenvolvida na escola e orientar o fazer pedagógico. Para isso é importante que seja observado:

  • As necessidades de aprendizagem dos estudantes;
  • A visão integrada e dinâmica do currículo em relação à realidade;
  • O trabalho na perspectiva interdisciplinar;
  • O trabalho coletivo respeitando o ponto de vista dos diferentes atores;
  • A interação com a comunidade escolar.

É também inegável a importância do Especialista de Educação Básica na estrutura do sistema educacional, especialmente frente à implementação das ações de cunho pedagógico propostas pela SEEMG. Afinal, o EEB é o grande catalisador, mobilizador e articulador das propostas pedagógicas que se estabelecem no ambiente escolar.

Convidamos você para relembrar suas atribuições e assim, garantir uma atuação de qualidade.

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Caro(a) Especialista, acesse o link e fique atento às ações do 1º Bimestre do Calendário Pedagógico 2023!

 

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