O Fortalecimento da Coordenação Pedagógica é uma iniciativa de formação que visa ressignificar e potencializar a função do Especialista de Educação Básica (EEB) na rede estadual de Minas Gerais, ressaltando sua relevância no contexto escolar e no sistema educacional como um todo.

Supervisores Pedagógicos e Orientadores Educacionais têm papel estratégico na gestão escolar e na condução das ações pedagógicas das escolas, atuando prioritariamente em três eixos: articulação, formação e transformação.  Entre suas competências em cada eixo destacamos:


Na articulação:

 

  • Exercer em unidade escolar a supervisão do processo didático como elemento articulador no planejamento, no monitoramento e na avaliação das atividades pedagógicas, conforme o Projeto Político Pedagógico;
  • Atuar como elemento mediador nas relações interpessoais internas e externas da escola que envolvam os profissionais, os estudantes, seus responsáveis e a comunidade.

  

Na formação:

  • Planejar, executar e coordenar momentos e atividades formativas, cursos e programas internos de aprimoramento profissional e formação em serviço. 

 

E na transformação:

 

  • Problematizar as práticas acadêmicas e as ações executadas em salas de aula pelos docentes, incentivando para que os professores avaliem suas práticas de forma crítica e reflexiva;

  • Recriar constantemente o ambiente escolar com o auxílio dos professores, pais e estudantes.

  

Esta página está estruturada em quatro(4) seções, sendo elas: Coletivo de Educadores, Educação a Distância, Em foco e Sala de Leitura. Constitui-se como espaço virtual de conhecimento, de formação e troca de experiências. Tem a centralidade no EEB, mas também interessa aos atores escolares e sistêmicos que com ele dialogam em seu fazer cotidiano, seja compartilhando questões inerentes à gestão pedagógica da escola como Diretor Escolar e Vice-Diretor, seja nas ações da inspeção escolar ou no trabalho realizado pelas equipes das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e Unidade Central da SEEMG. 

Nossa expectativa é divulgar informações, alinhar orientações e articular ações, tendo essa página como meio, permitindo ao EEB, diante da complexidade e da dinamicidade de coordenação do processo pedagógico, visualizar prioridades definidas ao longo do ano letivo (ver “Em foco”) tanto nas temáticas que dizem respeito ao cotidiano das escolas quanto àquelas relativas às ações, programas e projetos institucionais da SEEMG.

Na página são oferecidas também oportunidades de: 

  • ampliação de conhecimentos, por meio do indicativo de leituras, vídeos e outros materiais com temáticas análogas ao trabalho pedagógico (ver “Sala de leitura”);
  • aprofundamento nas discussões em algumas temáticas por meio de cursos on-line de curta duração (ver “Educação à Distância”);
  • interação entre os pares, compartilhando experiências de atuação que possam inspirar educadores em diferentes territórios (ver “Fórum” e “Coletivo de Educadores”).

Convidamos a todos a navegar pelos menus e conhecer detalhadamente a página dedicada ao Fortalecimento da Coordenação Pedagógica nas escolas estaduais de Minas Gerais

 

Boas leituras, bons estudos e bom trabalho a todos!

 

Equipe da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais.

 

COLETIVO EDUCADORES

TEMÁTICAS

                     

Navegue pelos ícones a seguir, para acessar os Materiais de Apoio Pedagógico para Aprendizagem

 
 
 
            

 


 ESPECIALISTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

 

Convidamos você, Especialista em Educação Básica da rede estadual de ensino, para analisar  as temáticas que nomeiam as partes retratadas no vídeo, visando ao Fortalecimento da Coordenação Pedagógica nas escolas estaduais de Minas Gerais. Nesse sentido você terá a oportunidade de contextualizar e situar a experiência que perpassa tanto pela formação inicial de pedagogos quanto pela atuação da coordenação pedagógica na realidade escolar. Portanto, uma visão rica de quem conhece o processo de formação e a vivência diária de um EEB de ponta a ponta.

O vídeo está dividido em quatro partes, que tratam dos seguintes tópicos:

  • Parte 1: Identidade profissional do pedagogo; O Pedagogo Escolar

  • Parte 2: Especificidades da atuação do Coordenador Pedagógico

  • Parte 3: O Coordenador Pedagógico na escola - espaços de atuação e atores vinculados à sua função

  • Parte 4: A sala de aula, a relação com a comunidade e a vinculação sistêmica do Coordenador Pedagógico

 

     

 

                 

 

Atividades Extraclasse - Módulo II

 

 

As reuniões de atividades extraclasse, de caráter coletivo, também chamadas de reuniões de Módulo II, conforme instrui o Ofício Circular GS Nº 2663/16 são de cumprimento obrigatório pelos professores e devem ser programadas pela Direção Escolar, em conjunto com os Especialistas de Educação Básica, para o desenvolvimento de temas pedagógicos, administrativos ou institucionais de forma a atender às diretrizes do Projeto Político Pedagógico.

Assim, o planejamento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem são temas importantes e fundamentais para serem discutidos no cumprimento das horas destinadas às reuniões de caráter mais coletivo, ou seja, reuniões com os todos os professores e demais profissionais da escola envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. É aí que surge o papel de formador do coordenador pedagógico, que se torna imprescindível para orientar esse processo.

Para desenvolvimento de algumas ações conjuntas com os professores como auxílio na elaboração de planos diários, projetos pedagógicos ou atendimento individualizado poderão ser aproveitados os horários vagos, entre uma aula e outra, bem como o período entre trocas dos turnos, com o gerenciamento da Direção da Escola. Lembrando que nenhuma estratégia utilizada para cumprimento da carga horária das atividades extraclasse desobriga o professor de participar das reuniões coletivas de até 2h semanais programadas pela escola e que podem ser acumuladas para utilização dentro de um mês.

 

Saiba mais em...

 

Sala de leitura - Atividades extraclasse ( Módulo II)

Educação a distância - Atividades extraclasse (Módulo II)

 

 

Coordenador Pedagógico: Papel E Relevância No Sistema Educacional

 

O cotidiano escolar é intenso, vivo e pulsante. Requer atenção para o desenvolvimento de ações de diferentes naturezas cujas especificidades requerem responsabilidade e cuidado.

Por vez, ações que poderiam ser delegadas a outras pessoas que compõem o quadro de profissionais da escola são assumidas pelo Coordenador Pedagógico. Dessa forma, ele desvia-se de seu foco e acumula tarefas diversas que muitas vezes não lhes são próprias.

Assim sendo, faz-se necessário que este profissional lidere o processo pedagógico nas escolas de educação básica, reconhecendo as atribuições que lhes são específicas, delimitando seu campo de atuação e evitando desviar-se dele. Consciente do seu papel articulador, formador e transformador, o coordenador poderá colaborar para o alcance de uma gestão pedagógica, democrática e participativa.

Este curso propõe um espaço para refletir, pensar e contribuir para que o Coordenador Pedagógico amplie suas condições para desempenhar seu papel nas escolas de educação básica, visando a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. 

 

Acompanhe as inscrições no site!

 

Em Foco

Portal Especialistas

 

 

ATIVIDADES EXTRACLASSE

MODULO II

 

Sobre o curso

Este curso tem como objetivo refletir junto aos Especialistas da Educação Básica sobre a importância das reuniões de Módulo II para o desenvolvimento de temas pedagógicos de forma a atender às diretrizes do Projeto Político Pedagógico.

 


 Conteúdo programático

  • O que são atividades extraclasse
  • Cumprimento da carga horária extraclasse
  • Papel do Coordenador Pedagógico nas atividades extraclasse

 Carga horária

  • Quinze (15) horas

 

 

 


“O Especialista de Educação tem papel importantíssimo na coordenação e articulação do processo de ensino e de aprendizagem, sendo co-responsável, com a Direção da escola, na liderança da gestão pedagógica que deve ser o eixo a nortear o planejamento, a implementação e o desenvolvimento das ações educacionais”

 

O Coletivo de Educadores é uma rede de troca de experiências entre agentes educativos. Neste espaço incentivamos a publicação de vídeos para socialização de práticas significativas visando fortalecer o trabalho docente e o fazer pedagógico.

Para gravar e postar seu vídeo, observe os critérios a seguir. Faremos uma curadoria para a divulgação das experiências.

 

  1. Selecione uma atividade ou um relato de experiência diferenciado e exitoso vivenciado na escola, dentre os temas discutidos na área EM FOCO. A atividade ou relato poderá ser apresentada pelo próprio Coordenador Pedagógico como também por outros atores da equipe pedagógica e/ou comunidade escolar (Diretor, Vice, Professores, Estudantes…). Lembre-se que para a veiculação do vídeo você deverá ter permissão para uso da imagem das pessoas que nele aparecem, especialmente os estudantes. 
  1. O vídeo deve ter entre 3 a 12 minutos e ser gravado com a câmera ou celular na horizontal;

  2. Assista ao vídeo e avalie se ele está de acordo com os critérios de publicação.

  3. Envie seu vídeo para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
     
  4. Aguarde a análise da área responsável;


Se seu vídeo for recomendado pela equipe pedagógica da Escola de Formação  para que outros educadores tenham a sua prática como inspiração, ele ficará disponível como um Vídeo Inspirador;  se seu vídeo apresentar uma prática diferenciada, ele será publicado como um Vídeo Destaque.

 

Inspirar e ser inspirado por outros educadores… motivar e ser motivado pelos companheiros de profissão...

Vamos lá! Publique sua experiência em vídeo e conheça outras práticas que fazem a diferença!

 

 

Em Foco

Portal Especialistas

 

 

 

O papel do Coordenador Pedagógico

 


Coordenar é caminhar junto. Nesse sentido, o coordenador pedagógico desempenha um papel fundamental nas instituições escolares, considerando que sua gestão impacta no resultado de toda sua equipe.


O cargo de Especialista da Educação Básica (EEB) é central na estrutura escolar, uma vez que a função primordial do Supervisor Pedagógico e do Orientador Educacional, juntamente com a Direção Escolar, é liderar o processo pedagógico nas unidades de ensino. Assim, espera-se que o Especialista atue na coordenação pedagógica promovendo ações voltadas às necessidades formativas dos professores, corresponsabilizando-se pela gestão das aprendizagens dos estudantes, articulando as diferentes relações inerentes do cotidiano escolar (família, comunidade, entre outros) e auxiliando docentes e discentes para o êxito dos processos de ensino e de aprendizagem. 

Nessa perspectiva, destacamos algumas das principais ações do Coordenador Pedagógico/EEB no contexto escolar:

  • Acompanhar o processo de avaliação da aprendizagem, tomando-a enquanto diagnóstico e articulando-se com os atores envolvidos, visando identificar a solução para as demandas encontradas, devendo ser capaz de ler, observar e congregar as necessidades dos que atuam na escola.  As propostas devem ser construídas, discutidas e implementadas por todos os envolvidos. Cabe ao Coordenador Pedagógico articular e motivar a adesão e o compromisso do grupo para com o processo de avaliação que tem por finalidade diagnosticar e promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem.
  • Resgatar o trabalho coletivo, considerando as experiências, os interesses e o modo de trabalhar do professor, bem como criar condições para questionar sua prática e disponibilizar recursos para modificá-la. Cabe ao Coordenador Pedagógico mediar a dimensão coletiva do trabalho educativo. 
  • Manter o foco nos aspectos da realidade escolar buscando relacionar teoria e prática, acompanhar a ação docente privilegiando a reflexão crítica da prática do professor, estimulando-o para a mudança, se necessário. Cabe ao Coordenador Pedagógico intervir e direcionar o grupo, visando a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.
  • Criar condições para que o professor descubra a melhor forma de ajudar o estudante a aprender. Cabe ao Coordenador Pedagógico avaliar, ou seja, realizar uma contínua análise da prática pedagógica, na busca de esclarecimento e compreensão, reflexão e solução para os problemas, como forma de obter a qualidade do processo educativo.

Portanto, o papel do Coordenador Pedagógico como parceiro do professor e da equipe escolar é levar o grupo a refletir sobre a proposta pedagógica desenvolvida na escola e orientar o fazer pedagógico. Para isso é importante que seja observado:

  • As necessidades de aprendizagem dos estudantes;
  • A visão integrada e dinâmica do currículo em relação à realidade;
  • O trabalho na perspectiva interdisciplinar;
  • O trabalho coletivo respeitando o ponto de vista dos diferentes atores;
  • A interação com a comunidade escolar.

É também inegável a importância do Especialista de Educação Básica na estrutura do sistema educacional, especialmente frente à implementação das ações de cunho pedagógico propostas pela SEEMG. Afinal, o EEB é o grande catalisador, mobilizador e articulador das propostas pedagógicas que se estabelecem no ambiente escolar.

Convidamos você para relembrar suas atribuições e assim, garantir uma atuação de qualidade.

Confira na Sala de Leitura!

 

Caro(a) Especialista, acesse o link e fique atento às ações do 1º Bimestre do Calendário Pedagógico 2023!

 

⇒ Fevereiro

Calendário Fevereiro

⇒ Março

Calendário Março

⇒ Abril

Calendário Abril

 

SALA DE LEITURA

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

COLETIVO EDUCADORES

 

 

A realização das Reuniões Pedagógicas é um momento de grande importância no contexto escolar.  A carga horária para realizá-las está prevista na Lei Estadual 20.592/2012 e na Resolução SEE 4.672/2021, art.7, II, b, que tratam da carga horária do Professor de Educação Básica, destinada às atividades extraclasse na própria escola ou em local definido pela direção.

 

As Reuniões Pedagógicas, com duração de até 02 (duas) horas semanais, constituem-se como um dos principais momentos para reflexão da prática pedagógica, pois apresentam um leque de oportunidades para a formação continuada e o desenvolvimento das relações interpessoais. 

 

O Especialista de Educação Básica tem papel importantíssimo na coordenação e articulação do processo ensino-aprendizagem, sendo corresponsável, com a Direção da escola, na liderança da gestão pedagógica, que deve ser o eixo a nortear o planejamento, a implementação e o desenvolvimento das ações educacionais.

 

A SEE/MG atualizou o Documento Orientador Reuniões Pedagógicas - 2023. Esse material servirá como mais um subsídio para o trabalho que será desenvolvido pelo EEB durante todo o ano escolar.

 

 

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