Atividades Extraclasse - Módulo II

 

 

As reuniões de atividades extraclasse, de caráter coletivo, também chamadas de reuniões de Módulo II, conforme instrui o Ofício Circular GS Nº 2663/16 são de cumprimento obrigatório pelos professores e devem ser programadas pela Direção Escolar, em conjunto com os Especialistas de Educação Básica, para o desenvolvimento de temas pedagógicos, administrativos ou institucionais de forma a atender às diretrizes do Projeto Político Pedagógico.

Assim, o planejamento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem são temas importantes e fundamentais para serem discutidos no cumprimento das horas destinadas às reuniões de caráter mais coletivo, ou seja, reuniões com os todos os professores e demais profissionais da escola envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. É aí que surge o papel de formador do coordenador pedagógico, que se torna imprescindível para orientar esse processo.

Para desenvolvimento de algumas ações conjuntas com os professores como auxílio na elaboração de planos diários, projetos pedagógicos ou atendimento individualizado poderão ser aproveitados os horários vagos, entre uma aula e outra, bem como o período entre trocas dos turnos, com o gerenciamento da Direção da Escola. Lembrando que nenhuma estratégia utilizada para cumprimento da carga horária das atividades extraclasse desobriga o professor de participar das reuniões coletivas de até 2h semanais programadas pela escola e que podem ser acumuladas para utilização dentro de um mês.

 

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Sala de leitura - Atividades extraclasse ( Módulo II)

Educação a distância - Atividades extraclasse (Módulo II)

 

 

Coordenador Pedagógico: Papel E Relevância No Sistema Educacional

 

O cotidiano escolar é intenso, vivo e pulsante. Requer atenção para o desenvolvimento de ações de diferentes naturezas cujas especificidades requerem responsabilidade e cuidado.

Por vez, ações que poderiam ser delegadas a outras pessoas que compõem o quadro de profissionais da escola são assumidas pelo Coordenador Pedagógico. Dessa forma, ele desvia-se de seu foco e acumula tarefas diversas que muitas vezes não lhes são próprias.

Assim sendo, faz-se necessário que este profissional lidere o processo pedagógico nas escolas de educação básica, reconhecendo as atribuições que lhes são específicas, delimitando seu campo de atuação e evitando desviar-se dele. Consciente do seu papel articulador, formador e transformador, o coordenador poderá colaborar para o alcance de uma gestão pedagógica, democrática e participativa.

Este curso propõe um espaço para refletir, pensar e contribuir para que o Coordenador Pedagógico amplie suas condições para desempenhar seu papel nas escolas de educação básica, visando a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. 

 

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Em Foco

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A realização das Reuniões Pedagógicas é um momento de grande importância no contexto escolar.  A carga horária para realizá-las está prevista na Lei Estadual 20.592/2012 e na Resolução SEE 4.672/2021, art.7, II, b, que tratam da carga horária do Professor de Educação Básica, destinada às atividades extraclasse na própria escola ou em local definido pela direção.

 

As Reuniões Pedagógicas, com duração de até 02 (duas) horas semanais, constituem-se como um dos principais momentos para reflexão da prática pedagógica, pois apresentam um leque de oportunidades para a formação continuada e o desenvolvimento das relações interpessoais. 

 

O Especialista de Educação Básica tem papel importantíssimo na coordenação e articulação do processo ensino-aprendizagem, sendo corresponsável, com a Direção da escola, na liderança da gestão pedagógica, que deve ser o eixo a nortear o planejamento, a implementação e o desenvolvimento das ações educacionais.

 

A SEE/MG atualizou o Documento Orientador Reuniões Pedagógicas - 2023. Esse material servirá como mais um subsídio para o trabalho que será desenvolvido pelo EEB durante todo o ano escolar.

 

 

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O papel do Coordenador Pedagógico

 


Coordenar é caminhar junto. Nesse sentido, o coordenador pedagógico desempenha um papel fundamental nas instituições escolares, considerando que sua gestão impacta no resultado de toda sua equipe.


O cargo de Especialista da Educação Básica (EEB) é central na estrutura escolar, uma vez que a função primordial do Supervisor Pedagógico e do Orientador Educacional, juntamente com a Direção Escolar, é liderar o processo pedagógico nas unidades de ensino. Assim, espera-se que o Especialista atue na coordenação pedagógica promovendo ações voltadas às necessidades formativas dos professores, corresponsabilizando-se pela gestão das aprendizagens dos estudantes, articulando as diferentes relações inerentes do cotidiano escolar (família, comunidade, entre outros) e auxiliando docentes e discentes para o êxito dos processos de ensino e de aprendizagem. 

Nessa perspectiva, destacamos algumas das principais ações do Coordenador Pedagógico/EEB no contexto escolar:

  • Acompanhar o processo de avaliação da aprendizagem, tomando-a enquanto diagnóstico e articulando-se com os atores envolvidos, visando identificar a solução para as demandas encontradas, devendo ser capaz de ler, observar e congregar as necessidades dos que atuam na escola.  As propostas devem ser construídas, discutidas e implementadas por todos os envolvidos. Cabe ao Coordenador Pedagógico articular e motivar a adesão e o compromisso do grupo para com o processo de avaliação que tem por finalidade diagnosticar e promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem.
  • Resgatar o trabalho coletivo, considerando as experiências, os interesses e o modo de trabalhar do professor, bem como criar condições para questionar sua prática e disponibilizar recursos para modificá-la. Cabe ao Coordenador Pedagógico mediar a dimensão coletiva do trabalho educativo. 
  • Manter o foco nos aspectos da realidade escolar buscando relacionar teoria e prática, acompanhar a ação docente privilegiando a reflexão crítica da prática do professor, estimulando-o para a mudança, se necessário. Cabe ao Coordenador Pedagógico intervir e direcionar o grupo, visando a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.
  • Criar condições para que o professor descubra a melhor forma de ajudar o estudante a aprender. Cabe ao Coordenador Pedagógico avaliar, ou seja, realizar uma contínua análise da prática pedagógica, na busca de esclarecimento e compreensão, reflexão e solução para os problemas, como forma de obter a qualidade do processo educativo.

Portanto, o papel do Coordenador Pedagógico como parceiro do professor e da equipe escolar é levar o grupo a refletir sobre a proposta pedagógica desenvolvida na escola e orientar o fazer pedagógico. Para isso é importante que seja observado:

  • As necessidades de aprendizagem dos estudantes;
  • A visão integrada e dinâmica do currículo em relação à realidade;
  • O trabalho na perspectiva interdisciplinar;
  • O trabalho coletivo respeitando o ponto de vista dos diferentes atores;
  • A interação com a comunidade escolar.

É também inegável a importância do Especialista de Educação Básica na estrutura do sistema educacional, especialmente frente à implementação das ações de cunho pedagógico propostas pela SEEMG. Afinal, o EEB é o grande catalisador, mobilizador e articulador das propostas pedagógicas que se estabelecem no ambiente escolar.

Convidamos você para relembrar suas atribuições e assim, garantir uma atuação de qualidade.

Confira na Sala de Leitura!

 

Caro(a) Especialista, acesse o link e fique atento às ações do 1º Bimestre do Calendário Pedagógico 2023!

 

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