O Fortalecimento da Coordenação Pedagógica é uma iniciativa de formação que visa ressignificar e potencializar a função do Especialista de Educação Básica (EEB) na rede estadual de Minas Gerais, ressaltando sua relevância no contexto escolar e no sistema educacional como um todo.

Supervisores Pedagógicos e Orientadores Educacionais têm papel estratégico na gestão escolar e na condução das ações pedagógicas das escolas, atuando prioritariamente em três eixos: articulação, formação e transformação.  Entre suas competências em cada eixo destacamos:


Na articulação:

 

  • Exercer em unidade escolar a supervisão do processo didático como elemento articulador no planejamento, no monitoramento e na avaliação das atividades pedagógicas, conforme o Projeto Político Pedagógico;
  • Atuar como elemento mediador nas relações interpessoais internas e externas da escola que envolvam os profissionais, os estudantes, seus responsáveis e a comunidade.

  

Na formação:

  • Planejar, executar e coordenar momentos e atividades formativas, cursos e programas internos de aprimoramento profissional e formação em serviço. 

 

E na transformação:

 

  • Problematizar as práticas acadêmicas e as ações executadas em salas de aula pelos docentes, incentivando para que os professores avaliem suas práticas de forma crítica e reflexiva;

  • Recriar constantemente o ambiente escolar com o auxílio dos professores, pais e estudantes.

  

Esta página está estruturada em quatro(4) seções, sendo elas: Coletivo de Educadores, Educação a Distância, Em foco e Sala de Leitura. Constitui-se como espaço virtual de conhecimento, de formação e troca de experiências. Tem a centralidade no EEB, mas também interessa aos atores escolares e sistêmicos que com ele dialogam em seu fazer cotidiano, seja compartilhando questões inerentes à gestão pedagógica da escola como Diretor Escolar e Vice-Diretor, seja nas ações da inspeção escolar ou no trabalho realizado pelas equipes das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e Unidade Central da SEEMG. 

Nossa expectativa é divulgar informações, alinhar orientações e articular ações, tendo essa página como meio, permitindo ao EEB, diante da complexidade e da dinamicidade de coordenação do processo pedagógico, visualizar prioridades definidas ao longo do ano letivo (ver “Em foco”) tanto nas temáticas que dizem respeito ao cotidiano das escolas quanto àquelas relativas às ações, programas e projetos institucionais da SEEMG.

Na página são oferecidas também oportunidades de: 

  • ampliação de conhecimentos, por meio do indicativo de leituras, vídeos e outros materiais com temáticas análogas ao trabalho pedagógico (ver “Sala de leitura”);
  • aprofundamento nas discussões em algumas temáticas por meio de cursos on-line de curta duração (ver “Educação à Distância”);
  • interação entre os pares, compartilhando experiências de atuação que possam inspirar educadores em diferentes territórios (ver “Fórum” e “Coletivo de Educadores”).

Convidamos a todos a navegar pelos menus e conhecer detalhadamente a página dedicada ao Fortalecimento da Coordenação Pedagógica nas escolas estaduais de Minas Gerais

 

Boas leituras, bons estudos e bom trabalho a todos!

 

Equipe da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais.

 

COLETIVO EDUCADORES

TEMÁTICAS

                     

Navegue pelos ícones a seguir, para acessar os Materiais de Apoio Pedagógico para Aprendizagem

 
 
 
            

 


 ESPECIALISTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

 

Convidamos você, Especialista em Educação Básica da rede estadual de ensino, para analisar  as temáticas que nomeiam as partes retratadas no vídeo, visando ao Fortalecimento da Coordenação Pedagógica nas escolas estaduais de Minas Gerais. Nesse sentido você terá a oportunidade de contextualizar e situar a experiência que perpassa tanto pela formação inicial de pedagogos quanto pela atuação da coordenação pedagógica na realidade escolar. Portanto, uma visão rica de quem conhece o processo de formação e a vivência diária de um EEB de ponta a ponta.

O vídeo está dividido em quatro partes, que tratam dos seguintes tópicos:

  • Parte 1: Identidade profissional do pedagogo; O Pedagogo Escolar

  • Parte 2: Especificidades da atuação do Coordenador Pedagógico

  • Parte 3: O Coordenador Pedagógico na escola - espaços de atuação e atores vinculados à sua função

  • Parte 4: A sala de aula, a relação com a comunidade e a vinculação sistêmica do Coordenador Pedagógico

 

     

 

                 

 

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