Coordenador Pedagógico: Papel E Relevância No Sistema Educacional

 

O cotidiano escolar é intenso, vivo e pulsante. Requer atenção para o desenvolvimento de ações de diferentes naturezas cujas especificidades requerem responsabilidade e cuidado.

Por vez, ações que poderiam ser delegadas a outras pessoas que compõem o quadro de profissionais da escola são assumidas pelo Coordenador Pedagógico. Dessa forma, ele desvia-se de seu foco e acumula tarefas diversas que muitas vezes não lhes são próprias.

Assim sendo, faz-se necessário que este profissional lidere o processo pedagógico nas escolas de educação básica, reconhecendo as atribuições que lhes são específicas, delimitando seu campo de atuação e evitando desviar-se dele. Consciente do seu papel articulador, formador e transformador, o coordenador poderá colaborar para o alcance de uma gestão pedagógica, democrática e participativa.

Este curso propõe um espaço para refletir, pensar e contribuir para que o Coordenador Pedagógico amplie suas condições para desempenhar seu papel nas escolas de educação básica, visando a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. 

 

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ATIVIDADES EXTRACLASSE

MODULO II

 

Sobre o curso

Este curso tem como objetivo refletir junto aos Especialistas da Educação Básica sobre a importância das reuniões de Módulo II para o desenvolvimento de temas pedagógicos de forma a atender às diretrizes do Projeto Político Pedagógico.

 


 Conteúdo programático

  • O que são atividades extraclasse
  • Cumprimento da carga horária extraclasse
  • Papel do Coordenador Pedagógico nas atividades extraclasse

 Carga horária

  • Quinze (15) horas

 

 

 


“O Especialista de Educação tem papel importantíssimo na coordenação e articulação do processo de ensino e de aprendizagem, sendo co-responsável, com a Direção da escola, na liderança da gestão pedagógica que deve ser o eixo a nortear o planejamento, a implementação e o desenvolvimento das ações educacionais”

 

A realização das Reuniões Pedagógicas é um momento de grande importância no contexto escolar.  A carga horária para realizá-las está prevista na Lei Estadual 20.592/2012 e na Resolução SEE 4.672/2021, art.7, II, b, que tratam da carga horária do Professor de Educação Básica, destinada às atividades extraclasse na própria escola ou em local definido pela direção.

 

As Reuniões Pedagógicas, com duração de até 02 (duas) horas semanais, constituem-se como um dos principais momentos para reflexão da prática pedagógica, pois apresentam um leque de oportunidades para a formação continuada e o desenvolvimento das relações interpessoais. 

 

O Especialista de Educação Básica tem papel importantíssimo na coordenação e articulação do processo ensino-aprendizagem, sendo corresponsável, com a Direção da escola, na liderança da gestão pedagógica, que deve ser o eixo a nortear o planejamento, a implementação e o desenvolvimento das ações educacionais.

 

A SEE/MG atualizou o Documento Orientador Reuniões Pedagógicas - 2023. Esse material servirá como mais um subsídio para o trabalho que será desenvolvido pelo EEB durante todo o ano escolar.

 

 

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